terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Vamos falar de Papai Noel?!

TRADUZINDO: "Eu costumava receber cartas...hoje tudo que eu recebo são emails dizendo 'querido papai noel olhe meu blog' "


Bom, como chegamos no mês especial de Natal, essa semana eu dedico toda a Papai Noel...porque...porque....porque ele é o cara e cabou.! (risos) Sim, eu resolvi pesquisar sobre ele no famoso Wikipédia e...rapaaaaz. Achei cada coisa...primeiro como ele foi divulgado pela primeira vez. Um professor de NY escreveu um poema para teus 6 filhos, depois um cara Thomas Nast fez a primeira caricatura do bom velhinho em 1866.

Mas, ai que eu quero chegar...de onde veio a cor da roupa do velho?! POIS É, Papai Noel até então era representado com roupas de inverno, porém na cor azul. O que ocorre é que em 1931 a Coca-Cola teria realizado uma grande campanha publicitária vestindo Papai Noel ao mesmo modo de Nast, com as cores vermelha e branca o que foi bastante conveniente já que estas são as cores de seu rótulo. Tal campanha fez um enorme sucesso e a nova imagem de Papai Noel espalhou-se rapidamente pelo mundo. Portanto a Coca-Cola foi responsável por ajudar a difundir o mito tal qual ele é, mas, de forma alguma por criar a figura tão conhecida de Papai-Noel.

A partir desse marco, toda galera se acostumou a ver o bom velhinho todos os anos, seja em impressos ou simplesmente em comerciais na TV, sempre acompanhado da sua inseparável garrafa de Coca-Cola. Engraçado não?



Pois é...Ta vendo como minha futura profissão é A PROFISSÃO.!

Sem querer esnobar viu Beta, mas ainda vão criar um chaveirinho de Oceanografia.

Beijos só para quem merece,

Milly Santos

2 comentários:

Roberta Araujo disse...

a coca-cola fazendo altas lavagens cerebrais , e vc se fizer isso, terei medo de vc...

espero mesmo um dia poder comprar meu chaveiro, nem que eu tenha que mandar fazer!!!

^^

bjundas**

Anônimo disse...

papai noel.... puf... quem é ele perto do mito do que é a Coca-cola...
já analisou a sua embalagem semióticamente?
leia barthes e depois conversamos...

ahhh se não fosse o marketing, não existiria a propaganda.. portanto... minha profissão é mais melhor que a sua! xP